Em dias normais, as crianças vão à escola, parques ou brincam no condomínio com os amigos, é assim que eles dissipam a energia e, conforme os dias vão passando no resguardo, vejo que assim como nós, eles ficam estressados e impacientes com facilidade. Sem dúvidas esse é mais um tema para nos reinventarmos no isolamento, desde as brincadeiras ao entendimento de que sim, a mamãe e o papai, mesmo em casa, precisam trabalhar.
Estamos tentando equilibrar a rotina e a diversão, mantendo a hora de dormir, estudar, comer e etc. Esta quarentena tem sido uma oportunidade de ficar junto dos meus pequenos e, no fundo no fundo, já sei que sentirei muita falta quando voltarmos a circular… Por aqui já fizemos algumas atividades em casa e resolvi trazer 10 delas, para inspirar e também trocarmos algumas ideias, porque né, tem hora que as inspirações se esgotam hahaha
LIMPA LIMPA
No começo do isolamento estávamos em fase de mudança e nós mesmos organizamos e encaixotamos tudo, e incluímos as crianças em todo processo. Ali já percebi que as atividades do dia a dia podem ser ótimas aliadas para entretê-los por um tempo, e estamos aplicando em coisas simples como arrumar a cama ao acordar, tirar prato, copos e talheres da mesa, guardar os brinquedos e até mesmo na faxina. Como eles nos veem fazendo, logo se interessam e entram na brincadeira, acaba sendo divertido! AQUI inclusive, tem uma matéria sobre como envolver a família toda na limpeza da casa.
FAZER UMA CABANA
Qual criança não gosta de brincar de cabana, não é? rsss Com lençol, cobertores, almofadas, colchões, dá para criar uma atividade que dura bastante tempo. Além de montar a cabana, depois de pronta ela pode proporcionar mais diversão, como um piquenique, por exemplo. A Tete outro dia me pediu para ver um filme enquanto eu trabalhava para ficarmos perto, então montamos uma caminha embaixo da minha mesa e por ali ela ficou um bom tempo!
COZINHAR JUNTOS
Uma baguncinha na cozinha às vezes é uma oportunidade de agitar as tardes das crianças. Ao fazer um bolo em família, elas podem ajudar a procurar os ingredientes pela cozinha, organizar medidas, e aí então quebrar os ovos ou mexer a massa, por exemplo, ou em preparos mais saudáveis, como selecionar frutas para uma salada. Esta atividade pode se prolongar até a arrumação da mesa, colocando os pratos, copos, talheres e até um arranjo mais simples com flores e plantas que já existem em casa.
CONECTAR-SE COM A NATUREZA
O confinamento tem nos mostrado como a natureza é importante para nossa vida. Quem aí está com saudade da praia, do mar, ou simplesmente de colocar o pé na terra? Bom, para amenizar essa vontade e nos aproximarmos um pouco do verde, é possível cultivar plantas e temperos em casa. Os pequenos adoram mexer com a terra, e acompanhar o desenvolvimento das plantas, ajuda a entender sobre cuidado, ciclo de vida, sol, água…
BRINCAR DE FAZ DE CONTA
A Thereza tem uma fantasia da Minnie que é quase uniforme oficial hahaha Adoro isso nas crianças; elas elegem uma roupa predileta e muitas vezes são as fantasias! Vestir-se de um personagem ou fazer maquiagens dá asas à liberdade, pode até render um Show de Talentos em Casa, com desfiles, dança, música e teatro.
CRIAR BRINQUEDOS
Aaaa, temos feito bastante isso em casa usando objetos que temos aqui ou que seriam descartados, porque damos atenção a coisas que muitas vezes iriam para o lixo, e também é um momento que as crianças exploram a criatividade pintando, desenhando, recortando e etc. Tenho usado o blog e insta da Estéfi Machado para pegar umas ideias, ela fez um PDF com 40 brinquedos para inventarmos na quarentena e já testamos vários com o Bento e a Tete, eles amam!
RESSUSCITAR JOGOS TRADICIONAIS
Sabe as brincadeiras que você fazia quando era criança? Resgate-as para brincar com seus filhos, e nossa, tem taaantas legais que rendem bons momentos e não precisam de muitos recursos, olha só: amarelinha; passa-anel; telefone sem fio; pedra, papel e tesoura; dança das cadeiras; vivo ou morto; as boas cantigas de roda; quebra-cabeças; jogos de tabuleiro; trava-línguas e adivinhas (o que é o que é?).
LEITURA COMPARTILHADA
Você pode achar um momento do dia para sempre ler algo com seus filhos ou contar histórias. A leitura é como uma viagem, a imaginação rola solta e ajuda a relaxar. Os livros em si são ótimos, além deles existem canais bem interessantes de contadores de histórias no Youtube, e você pode contar causos da sua própria infância, reunindo fotografias antigas também. Certeza que será um momento valioso <3
PRATICAR A GENEROSIDADE
Como disse lá em cima, organizamos nossa mudança no período de isolamento e fizemos tudo juntos. Na hora de encaixotar as coisas das crianças, foi muito bom incluí-los nisso, pois eles separaram brinquedos e roupas que não usavam mais para doarem. Todo o processo foi importante, desde a análise do que fica e o que sai, e o porquê estávamos fazendo aquilo, ao momento de decidir para onde encaminhar todas as peças. Vejo que as redes de apoio na quarentena têm se fortalecido, e plantar a semente desse entendimento nos pequenos desde cedo é bem especial.
EXPLORAR MUSEUS VIRTUALMENTE
Graças à tecnologia, hoje é possível conhecer museus por todo o mundo através de visitas virtuais, sem sair de casa e gratuitamente. Aproveite para explorar junto com as crianças os acervos e corredores de lugares históricos como MASP, Pinacoteca e MAM aqui de São Paulo, ou até o Louvre em Paris, na França, onde está o famoso quadro da Mona Lisa.
Comentários
Postar um comentário